O conceito de motivação

22/07/2012 18:48

As primeiras hipótese sobre o conteúdo da motivação foram proposta pelos filósofos gregos, nas discussões sobre o conceito felicidade.Motivo, motivação, mover, movimentar e motor são todas palavras modernas que tem a mesma origem e estão associadas à mesma idéia: a palavra latina - motivus, que significa aquilo que movimenta e faz andar. O estudo da motivação é um dos temas centrais do enfoque comportamental, porque é necessário compreender o mecanismo que movimentam as pessoas, para os comportamentos de alto desempenho, indiferença ou improdutividade, a favor ou contra os interesses da organização e da administração.

A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento em três propriedades:

Direção - comportamento motivado;

Intensidade - magnitude da motivação;

Permanência - duração da motivação;

A motivação é especifica, uma pessoa que é motivada a trabalhar não tem a mesma motivação para estudar. Uma pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar tal tarefa ou atividade de qualquer natureza.Na teoria sobre a motivação, o desempenho das pessoas em situação de trabalho pode-se dividir em dois grupos:

Teoria de processo - que procura explicar como funciona o mecanismo da motivação;

Teoria de conteúdo – que explica quais são os motivos específicos que fazem as pessoas agir;

A natureza humana é complexa demais para ser explicada por apenas um motivo. Existem três tipos principais de motivação: a motivação do ganho material; a motivação do reconhecimento social; a motivação interior da realização pessoal.Uma quarta hipótese reconhece que os três primeiros são simplificados, onde a motivação corresponde ao homem complexo.

Motivação do homem econômico – racional: estabelece que a felicidade resulte da posse de bens materiais. O comportamento humano é acionado ou motivado pela  perspectiva do ganho. De acordo com essa hipótese, as recompensas materiais são as que oferecem maior atrativo para as pessoas.

Motivação do homem social: dão muita importância aos bens materiais, preferem a glória, gostam de ser vistas. Recompensa que funciona é estar de bem com o grupo.

Motivação do homem auto-realizador: motivados pela satisfação intrínseca com realização de objetivos ou interesses pessoais. O importante não é ganhar dinheiro, é a felicidade que se alcança com a realização pessoal, que julga importante.

Motivação do homem complexo: significa que não se pode dar uma única explicação para a motivação. São motivados por inúmeras causas, em diferentes momentos e diferentes circunstâncias, até dentro da mesma organização.

A mais importante das explicações modernas sobre o conteúdo da motivação estabelece que as pessoas sejam motivadas essencialmente pelas necessidades humanas. Mais forte a necessidade, mais intensa é a motivação. Uma vez satisfeita a necessidade, extingue-se o motivo que movimenta o comportamento e a motivação cessa.

 

Autora: PRISCILLA DA SILVA BARROS  

Graduanda em Administração pela Faculdade Arthur Thomas

 

REFERÊNCIAS.

HAMTPON, David R. Management. New York: McGraw – Hill, 1986

LIMONGI FRANÇA, Ana Cristina. Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho. Tese- São Paulo: FEA – USP, 1996.