Propostas londrinenses são selecionadas no projeto Parlamento Jovem

23/08/2013 16:13

 

Willian Casagrande / Jornal de Londrina / Professora Haydee e a aluna Carolina: proposta de calçada ecológicaProfessora Haydee e a aluna Carolina: proposta de calçada ecológica

Dois projetos de leis elaborados por estudantes de escolas públicas vão ser apresentados na Câmara dos Deputados

 

 

Dois projetos de lei criados em Londrina serão apresentados na Câmara dos Deputados, em Brasília. Porém, as propostas não foram criadas por políticos, como ocorre normalmente, e sim por alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade. Inscritos na 9ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), os projetos dos londrinenses estão entre os cinco selecionados no Paraná, de uma lista de 20 concorrentes, para serem debatidos entre os parlamentares federais, entre os dias 23 e 27 de setembro – e, quem sabe, virar lei válida no território nacional. O Parlamento Jovem Brasileiro leva jovens de escolas públicas e particulares brasileiras para conhecer a rotina dos deputados.

A primeira proposta londrinense será apresentada pelo aluno Fellipe Gonçalves dos Reis, 16 anos, do 3º ano do curso técnico em Edificações, do Colégio Estadual Polivalente, Jardim Santa Rita, zona oeste. Junto do professor Eduardo Mesquita Cortelassi, de Técnicas Construtivas, o grupo de 14 estudantes elaborou um projeto de lei que obriga as construtoras a reduzirem a quantidade de resíduos nas construções e a reaproveitarem esses materiais – areia, basalto, entre outros. “Cada cidade de médio e grande porte teria uma central de reciclagem desses resíduos administrada pela Prefeitura, que iria também fiscalizar a aplicação da lei”, explicou o aluno.


Willian Casagrande / Jornal de Londrina / Professor Eduardo e o aluno Fellipe: reciclagem dos materiais de construção civilAmpliar imagem

Professor Eduardo e o aluno Fellipe: reciclagem dos materiais de construção civil

As construtoras teriam de reaproveitar, no mínimo, 30% do material utilizado. A proposta se encaixa perfeitamente com os ensinamentos do curso, como explicou o professor Eduardo. “Visamos a economia de recursos naturais e também a redução dos resíduos das cidades, porque de 40% a 70% dos resíduos formados nos municípios são de construções”, disse. Fellipe disse acreditar que participar do projeto trouxe mais cidadania aos jovens. “Estou me sentindo mais participativo. Pode ser um passo pequeno, mas pode se concretizar e virar algo grande”, avaliou.

Outro projeto selecionado foi o do Colégio Estadual Albino Feijó, no Parque das Indústrias, zona sul. A aluna do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente Integrado, Carolina Rodrigues, 19 anos, propôs a adaptação de calçadas a um modelo ecologicamente correto. “As calçadas devem ter faixa de grama e cimento liso para a passagem de cadeirantes. O espaço de 40 cm entre o meio-fio e a árvore, que não deve ser de grande porte dependendo do espaço, também deve ser respeitado”, explicou a estudante, que elaborou o projeto pensando na péssima situação das calçadas de Londrina, em especial as do seu bairro.

Segundo a coordenadora de Cursos Técnicos da instituição, Haydee da Costa, o colégio vai ter representantes no Parlamento Jovem pela quarta vez. “Para nós, de uma escola pública e de periferia, é muito importante esse reconhecimento. Incentiva os outros alunos de outras séries a participarem também.”

Os outros três projetos paranaenses selecionados são de Curitiba, Laranjeiras do Sul e Pato Branco.

Fonte: Jornal de Londrina