A busca por soluções sustentáveis

05/11/2012 22:03

Mestrado da UEL capacita profissionais de diversas áreas para atuar na construção e manutenção de cidades ambientalmente corretas

Fotos: César Augusto
Eduardo Cortelassi, engenheiro civil: mestrado teve peso importante para sua carreira de professor
Rubens Campos, engenheiro civil: adquiriu mais experiência teórica e prática na área em que já atuava
Theo Marques
Ana Luiza Müller, arquiteta, focou na área tecnológica: ''Experiência com outros conhecimentos foi importante para meu trabalho''
A crescente preocupação com o meio ambiente, sobretudo nas duas últimas décadas, tem exigido profissionais cada vez mais capacitados para atuar na construção e manutenção de cidades sustentáveis. De olho nessa demanda, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) oferece o mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento para profissionais das Engenharias, Arquitetura, Geografia, Biologia e demais áreas afins, de acordo com a análise curricular de cada profissional. 

Atualmente, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho, a área ambiental representa quase 7% do mercado de trabalho formal do Brasil. Nos próximos 20 anos, 15 milhões de novos empregos ''verdes'' devem ser criados no País, aquecendo o mercado de profissões já consolidadas e tradicionais. 

O mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento da UEL avança nas pesquisas em duas grandes frentes: infraestrutura urbana (esgoto, tratamento da água, gestão de resíduos, poluição do solo) e edificações (gestão, redução de perdas, tecnologias sustentáveis, concretos especiais, geotecnia). A pós-graduação prepara os profissionais para atuar na solução de problemas nessas áreas. 

Diferentemente de outros cursos com grades semelhantes existentes no País, o mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento da UEL possui a sustentabilidade como elo de integração de todas as disciplinas ofertadas e pesquisas disponíveis. ''Ao invés de ser apenas um dos braços, um dos temas, a sustentabilidade é o que une todos os estudos do nosso mestrado'', explica a professora Fernanda Saffaro, vice-coordenadora do programa de mestrado. Todas as pesquisas do mestrado são fundamentadas em conceitos da sustentabilidade para a construção civil e a infraestrutura das cidades. 

Pesquisa aplicada 

Além desse diferencial, o mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento da UEL também se destaca pela aplicabilidade das pesquisas realizadas. ''Todo estudo feito pelos mestrandos atende às demandas da sociedade e é analisado em prática dentro de empresas, órgãos e empreendimentos ligados à construção e saneamento'', explica o professor Fernando Fernandes, coordenador do programa. O mestrado já contou com a parceria de empresas como a CGE Engenharia e Arquitetura, Plaenge Empreendimentos, A. Yoshii Engenharia, Sanepar, Petrobras, Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), ER-BR Engenharias Renováveis e outras. 

O engenheiro civil Rubens Campos, um dos mais de 60 mestres já formados pelo mestrado da UEL, conta que foi justamente a aplicabilidade da pesquisa feita no mestrado que o auxiliou no mercado de trabalho. Para ele, o mestrado foi importante para adquirir mais experiência teórica e prática na área em que já atuava durante o programa. ''Através da metodologia que se aprende no mestrado, identificar e solucionar problemas se torna mais fácil'', explica. Rubens Campos é diretor da divisão Construções Energitérmicas Sustentáveis (CES) da empresa LP Brasil em Curitiba. 

Convivência 

A arquiteta Ana Luiza Muller, mestre há dois anos pelo programa, pontua também que a convivência com profissionais de diversas áreas dentro do mestrado amplia o conhecimento do profissional. ''Embora minha pesquisa tenha sido específica na área tecnológica, a experiência com outros conhecimentos foi muito importante para o meu trabalho'', diz. Ana Luiza trabalha com coordenação de projetos em um importante empreendimento imobiliário de Londrina - por ela passam projetos de várias áreas diferentes da arquitetura. 

Para o engenheiro civil Eduardo Mesquita Cortelassi, mestre pelo programa e especialista em Segurança do Trabalho, a convivência com profissionais de áreas diferenciadas dentro do mestrado agrega conhecimento ao profissional. Professor e coordenador de curso técnico em Segurança do Trabalho da rede estadual de ensino, Cortelassi explica que, além do conhecimento adquirido para a realização de pesquisas acadêmicas e soluções práticas, o peso do mestrado foi importante para a sua carreira: ''Com a titulação do mestrado, ganhei pontos no concurso público para professor e acabei ficando em primeiro lugar no processo seletivo'', ressalta

 

Fonte: Folha de Londrina