As principais carreiras hoje e a tendência para os próximos anos

22/12/2011 20:44

Você está achando que perdeu seu espaço no mercado de trabalho? Você está sobrecarregado com a multiplicidade de carreiras disponível e não sabe qual delas escolher? Está confuso com todas as informações que encontra sobre carreiras? Este artigo vai ajudá-lo a escolher entre as carreiras mais promissoras atualmente e as principais tendências do mercado de trabalho para os próximos anos.

 
Se você é um jovem que ingressa agora no mercado de trabalho e não consegue decidir sobre quais são as carreiras mais promissoras, é muito importante ter um conhecimento realista das principais tendências profissionais para os próximos anos.
 
A revolução da tecnologia continua a impactar o mercado de trabalho, extinguindo algumas profissões e criando outras. Com certeza, todas as carreiras mais promissoras para quem ingressa agora no mercado de trabalho são na área de tecnologia.
 
Profissionais bem qualificados nas linguagens e plataformas mais adotadas pelo mercado não têm nenhuma dificuldade em se colocar no mercado de trabalho, inclusive com ótimas remunerações. Tecnologia é uma carreria em alta, mesmo quando outras áreas apresentam queda no nível de empregabilidade.
 
Enquanto a tecnologia vai se tornando mais popular, as companhias lutam para manter seus dados a salvo de hackers e vírus. Como resultado dessas atividades ilegais, a segurança da informação é considerada uma das carreiras de mais rápido crescimento na indústria da tecnologia da informação. Há maior necessidade de profissionais que dominem as linguagens-padrão de programação requisitadas pelo mercado, especialmente a partir de uma regulamentação federal que instrui os órgãos públicos a usarem preferencialmente soluções de código aberto. A terceira carreira mais demandada é segurança de rede e engenharia de rede, especialmente aquelas com certificações.
 
Entretanto, independente da área de atuação mais promissora, ou das carreiras que apresentam os maiores níveis de empregabilidade e remuneração, o fundamental para o jovem que busca se inserir no mercado de trabalho hoje é ter consciência de qual profissão será mais realizadora. O fato de ter uma garantia de um emprego bem remunerado não é sinônimo de felicidade. Por isso, é importante saber qual a sua vocação, interesse, e quais carreiras vão lhe trazer realização pessoal.
 
Autor: Carlos Maldonado
*Carlos Maldonado é diretor Regional de Recursos Humanos para Américas/Caribe da ACS – Affiliated Computer Services