Aumento da renda faz setor de serviços crescer

14/10/2012 11:49

 

O setor de serviços voltou a registrar crescimento de dois dígitos em 2010 com incremento de 11% na receita operacional líquida, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS). Em 2009, em função da crise econômica mundial, o avanço tinha sido menor, de 6,4%. A receita operacional líquida somou R$ 869,3 bilhões e as empresas do setor geraram R$ 510,4 bilhões de valor adicionado. 

Para o IBGE, o aumento da renda foi o principal fator que impulsionou o setor em 2010. As atividades recreativas, de serviços pessoais e de manutenção ou reparo obtiveram os melhores desempenhos, com crescimento acima de 20%. O destaque ficou com o segmento de manutenção e reparo, que avançou 24,7% e inclui a assistência a veículos, informática e equipamentos. 

Para o proprietário de uma empresa de serviços de conserto e manutenção de computadores de Londrina, Edcarlos Machado, o maior poder aquisitivo da população tem contribuído para a compra de computadores e, consequentemente, para o aumento no número de clientes. ''Com a aquisição do bem, automaticamente virá os serviços agregados a ele'', observa. O bom desempenho culminou na contratação de mais funcionários - cerca de 30% mais nos últimos 12 meses - e na abertura de duas novas filiais, em Curitiba e em São Paulo.
 
Fonte: Folha de Londrina