Começa a corrida por vagas no Sisu

07/01/2012 16:07

No país, são 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 universidades públicas. No Paraná, três instituições oferecem 4.399 vagas distribuídas em 16 cidades

 

À zero hora de hoje estudantes brasileiros começaram a fazer suas inscrições no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para tentar uma vaga em universidades públicas de todo o país. Os interessados têm até a meia-noite do dia 12 de janeiro, quinta-feira, para concorrer a 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições de Ensino Superior. No Paraná, três instituições oferecem 4.399 vagas distribuídas em 16 cidades.
 


             

 

A seleção é feita pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para esta edição do Sisu, o Ministério de Educação (MEC) espera um aumento de 40% na procura em comparação ao mesmo período no ano passado, quando 1,1 milhão de pessoas participou da seleção.

O sistema funciona como um grande banco de dados que cruza as vagas disponíveis com as intenções dos estudantes e as respectivas notas alcançadas no Enem. No cadastro, é possível escolher duas opções de curso e modificá-las até o fim do período de inscrições. Isso é assim porque a cada dia, com a entrada de novas inscrições, o site do Sisu atualiza e divulga a nota de corte de cada curso. Essa informação dá a possibilidade àqueles que não alcançaram um bom desempenho no Enem de aumentar as suas chances de entrar na universidade alterando as suas opções para cursos menos procurados. Por esse motivo é importante que os candidatos acompanhem os boletins do site até o último dia.

Paraná

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) são as instituições de Ensino Superior que oferecem vagas pelo Sisu no Estado. No caso da UTFPR, o sistema é a única forma de entrar na universidade. As outras duas destinam apenas uma parcela das vagas para o ingresso por esse sistema.

 

Fonte: Jornal de Londrina