Como aprender a aprender?

12/12/2011 20:09

Atualmente este é por vezes, e senão, um dos assuntos mais discutidos quando o tema é desenvolvimento profissional. Mudar a forma de pensar, quebrar paradigmas e enxergar o processo de aprendizagem com novos olhos, não é assim uma tarefa tão fácil. Consultores e gestores da área de gestão de pessoas persistem e batem nesta tecla algum tempo.

Mas como aprender a aprender? Para compreender este processo, faz-se necessário entender como se dá o processo de aprendizagem. Primeiro aspecto levantado: Os dados. Dados são observações documentadas ou resultados de uma medição. A quantidade ou qualidade dos dados levantados é o resultado da análise e ferramentas aplicadas para a medição. Segundo aspecto: A informação. Em uma linguagem simplista, a informação é a compilação dos dados, isto é, a leitura dos dados. A mesma tabela pode gerar informações diferentes para um grupo de pessoas, uma vez que, cada indivíduo fez leituras diferentes a cerca dos mesmos dados.

É preciso ressaltar que o ser humano tem a tendência a realizar uma leitura seletiva. E ainda, guardar ou memorizar apenas os dados que julga mais importante, ou os quais, mais chamarão sua atenção. Desta forma, para que se tenha um melhor aproveitamento na leitura dos dados é preciso se deter na maior quantidade possível de dados. O terceiro aspecto é o conhecimento.  O conhecimento é a prática das informações geradas por meio da leitura dos dados. Um exemplo bem simples: um leitor de enciclopédia de esportes faz dele um bom esportista? Se ele apenas sabe a teoria de como praticar futebol, mas não aplica a prática, isso não faz dele um bom jogador de futebol. 

Para que se tenha a mudança no processo de aprendizagem é preciso aplicar a mudança nos três aspectos do processo de aprendizagem. Perceba, se você aplicar uma leitura mais elaborada a cerca dos dados, e com isso gerar melhores ou maiores informações e ainda continuar a não praticar, é possível que ainda colha os mesmos resultados. Entretanto, alterar seu modelo de análise e ferramentas da descrição de uma observação, aplicar melhor leitura dos dados e diferentes práticas das informações, é provável que seus resultados sejam melhores.

Toda mudança traz medo, o medo por sua vez gera paralisia ou fuga. Diante de uma realidade onde é preciso mudar, as pessoas se sentem acuadas ou amedontradas. Saltar a barreira do medo não é fácil. Olhe quanta coisa você não faz diariamente sem perceber. Comece fazendo um caminho diferente para o seu trabalho, vá um dia um pouco mais cedo. É bem provável que você note coisas que ainda não havia percebido. 

Trabalhar com pessoas com modelos mentais diferentes não é fácil. A cultura também é um aspecto a ser considerado. Os seus valores fazem com que você enxergue o mundo diferente do seu colega de trabalho. Que bom que as pessoas são diferentes, imagine se todos pensassem iguais. Realizar sua rotina de uma forma diferente, ao passo que ela não mais seja uma rotina. Às vezes as pessoas se prendem a modelos mentais que nem sabem por que guardam. Acredito que você já deve ter sido questionado: Por que você faz assim? E você responder: Não sei, me falaram para fazer assim. 

O questionamento é uma boa ferramenta para quebrar paradigmas e modelos mentais. Questione e busque novas formas de fazer as coisas, pois talvez sua vida nunca tenha o sentido que você busca, se você continuar enxergando o mundo com as mesmas lentes e fazendo as mesmas coisas, sem ao menos, saber por que.

Autor: Ricardo da Silva Garcia