Copa estimula empresários a investir, diz estudo do Sebrae/PR

25/06/2012 20:40

 

Cerca de 100 empresários acompanharam, na última quarta-feira (20), na sede do Sebrae Paraná, apresentação de um estudo que mapeou a perspectivas de investimentos em hotéis, pousadas, bares e restaurantes, em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Ponta Grossa, além de palestras sobre obras previstas com a realização do Mundial. 

Estudo do Sebrae aponta que empresários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Ponta Grossa pretendem fazer investimentos para melhorar a estrutura e gestão de seus negócios por conta da Copa do Mundo. 

Entre as conclusões da sondagem, o levantamento apontou que, dos entrevistados no segmento de hotéis, 70,5% pretendem investir em reformas, por meio de contratação direta, sem o intermédio de construtoras. Já com relações às pequenas pousadas, o índice é de 58,3%. Já o valor de investimento estimado pelos empresários varia entre R$ 10 mil a R$ 50 mil. 

O Sebrae/PR ouviu 284 empresários de empreendimentos localizados nos municípios da Grande Curitiba, Litoral e Ponta Grossa. As perguntas feitas durante a pesquisa foram, na sua grande maioria, respondidas pelos proprietários ou gerentes dos estabelecimentos. 

O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR e gestor do Programa Sebrae 2014, Aldo Cesar Carvalho, apresentou o estudo. De acordo com ele, esses indicativos apontam uma oportunidade para os empresários do setor da construção civil apresentarem, diretamente, aos meios de hospedagem e alimentação, os produtos e serviços de suas empresas. 

"Vamos produzir informações, a partir do levantamento, para realizar rodadas de negócios. É uma pesquisa de base aberta, o que quer dizer que podemos identificar cada pesquisado, para o caso de dirigir os empresários para esses encontros de negócios", observa Aldo Carvalho. 

O coordenador estadual da Construção Civil do Sebrae/PR, Edison Charavara, enfatiza a importância dos empresários buscarem informações sobre as demandas e exigências que eventos de grande porte, como o Mundial, apresentam. Charavara ainda apresentou as iniciativas previstas pelo Sebrae/PR, especificamente no setor da construção civil, por conta da realização do Mundial. 

"O Sebrae/PR provoca o setor, para que os empresários não percam as oportunidades. Com a parceria de outras entidades, transitamos por esse caminho e queremos mostrar, em eventos como esse, o tamanho da Copa do Mundo, que tem uma movimentação financeira que chega a ser maior que o PIB (Produto Interno Bruto) de muitos países", observa Charavara. 

Em agosto, segundo ele, a entidade vai promover um encontro para aproximar os pequenos negócios de órgãos públicos, fomentando a geração de negócios na construção civil a partir de compras governamentais. Ainda para o segundo semestre, estão previstos a realização de um painel de negócios entre as empresas e um encontro empresarial. 

"Vamos criar uma matriz de competitividade, que corresponda a uma base de empresas que, após serem avaliadas por um diagnóstico, passarão a receber a uma série de soluções empresariais, como cursos, orientações e palestras."

Fonte: Folha de Londrina