Eco-fashion

06/04/2012 10:36

A busca por um estilo de vida com menos agressão ao meio ambiente é cada vez maior no universo da moda

Sustentabilidade é a palavra da vez em vários setores e neles inclui-se a moda. A cada ano, grifes de todo mundo migram para o time dos que desenvolvem coleções pensando em um planeta melhor.

As inovações são ilimitadas. Substituição de certos materiais por outros durante a fabricação de um acessório ou de uma peça de roupa, reciclagem de materiais, fibras orgânicas - o algodão, a juta e o bambu produzidos sem o uso de pesticidas ou inseticidas e com água reciclada -, trabalhos com garrafas PET - que são transformadas em tecidos -, pneus em solas de sapato, calçados feitos de lona, bolsas feitas de couro de tilápia (peixe de água doce), entre outros.

Inúmeras marcas estão apostando em ações sustentáveis. A Iódice já colocou no mercado uma camiseta feita com material de PET reciclável, em uma parceria com a H2OH. A Osklen mescla suas matérias-primas orgânicas com investimento tecnológico e artesanal. A marca já desenvolveu sandálias e roupas feitas de PVC, tênis produzido com escamas de peixe e já tingiu suas roupas com pigmentos naturais.

O estilista Giorgio Armani também aderiu à causa. As camisetas Empório Armani Red são feitas de algodão plantado em áreas do Peru e da Bolívia que foram palco de tráfico de drogas. A marca também possui roupas feitas de cânhamo, erva que não necessita de pesticida para se desenvolver e produz um fio resistente.

Track&Field, Levi's, Alexandre Herchcovitch, People Tree e Stella McCartney também produzem coleções sustentáveis que, além de reaproveitar resíduos, que seriam despejados no meio ambiente, ajudam, consequentemente, a construir uma nova consciência em seus consumidores.

Conhecer e praticar o vestir consciente ganha lugares especializados. Em Nova York, por exemplo, existem lojas que só vendem peças feitas de milho, soja, bambu e - acredite - maconha. Sapatos e bolsas são encontrados aos montes tendo como matéria-prima o couro de tilápia.

Se em um mundo onde ser sustentável nada mais é que preservar os fatores de produção, no universo da moda adotar o estilo ecofriendly certamente é o que há de mais chic.



Maxi tricot da Osklen feito de seda orgânica trançado artesanalmente




Bolsa sacola de Alexandre Herchcovitch confeccionada em lona, pela EcoSimple




Tênis de lona da linha Eco, da Naturezza


Camiseta da marca Camila do Rio, elaborada com fibras celulósicas da empresa austríaca Lenzing Fibers




Moletom da HB com tecido ecologicamente correto
 
Fonte: Folha de Londrina