Em Londrina, saldo de vagas é menor do que em outras cidades

25/01/2012 12:15
No Senac, cresce procura por cursos de gestão e beleza porque o mercado tem demanda de profissionais dessas áreas
Entre as seis principais cidades do Estado, Londrina foi a que teve menor evolução no crescimento de empregos no comparativo entre 2011 e 2010, segundo o Ministério do Trabalho. O município fechou o ano passado com um saldo de 5.907 empregos - uma ascensão modesta de 4,13% na comparação com o ano anterior - e ficou atrás de Foz do Iguaçu (7,77%), Cascavel (7,07%), Ponta Grossa (6,70%), Maringá (5,54%) e Curitiba (4,96%). A média estadual ficou em 5,20%, com saldo final de 123.916 empregos.

O desempenho de alguns setores da atividade econômica teve boa representatividade para que Londrina fechasse o ano com uma média positiva. Entre os principais, estão a contrução civil, com crescimento de 7,51% e saldo de 709 empregos, os serviços (5,46% e 3.498 empregos) e comércio (3,68% e saldo final de 1.418 empregos). Apenas a indústria de transformação e o serviço industrial de utilidade pública fecharam 2011 no negativo, com -0,14% e -0,91%, respectivamente.

Gerson Guariente, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon), comenta que o fechamento foi compatível com o que o setor estava calculando. Porém, ele ressalta que se o Plano Diretor da cidade tivesse sido aprovado, o crescimento seria de pelo menos 9%. ''A falta de aprovação do Plano Diretor segurou alguns empreendimentos, e isso, de um ano para cá''. Pela estimativa do Sinduscon, são pelo menos sete empreendimentos ''que estão no forno'', de 20 mil metros quadrados cada um. ''Os terrenos estão negociados, os projetos estão prontos. Para 2012, aguardamos pelo menos um incremento de 8% na criação de vagas no setor'', projeta ele.

Nivaldo Benvenho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), opina que Londrina está ficando com médias de geração de emprego no comércio - e outros segmentos - menores que de outras cidades do Estado porque não possui um plano estratégico de desenvolvimento. ''Isso é apenas um reflexo do pequeno número da abertura de empresas na cidade. E este não é um problema desta administração, é apenas fruto do que foi feito nas últimas duas décadas em todo o Estado. Se crescemos é porque cada um está fazendo o que pode'', relata ele.

Já o setor de serviços em Londrina tem acompanhado o desempenho de outros municípios do Paraná. A empresa Ask, controlada pela Sercomtel, por exemplo, planeja um crescimento de 500 para dois mil funcionários para atendimento de call center nos próximos anos. ''No segundo semestre de 2012, já vislumbramos angariar novos clientes, o que fatalmente irá aumentar nossa demanda. Este mercado está muito aquecido'', salienta Jeferson Belasque, presidente da entidade.

No Senac, os cursos mais procurados são da área de gestão, beleza e hospitalidade. ''São áreas que estão crescendo justamente devido a demanda cada vez maior do mercado. Só nestas três áreas, atendemos pelo menos 200 alunos mensalmente'', relata Juliana Rafaela Suavi, técnica de relações com o mercado do Senac.
 

Fonte: Folha de Londrina