Expedição verifica qualidade da internet

28/03/2012 20:05

A Expedição WDC Abranet está rodando todo o Brasil para traçar uma radiografia da realidade da internet brasileira. O grupo chegou ontem em Curitiba e deve permanecer até hoje. Um carro laboratório circula pela cidade para identificar a qualidade da internet na região, tanto banda larga quanto 3G. Curitiba é a última cidade a ser visitada na região Sul.

A expedição teve início em outubro do ano passado na região Centro-Oeste, em Brasília, e agora está concluindo mais um trecho de visitas e pesquisa nas cidades da região Sul do Brasil. No total, serão percorridos 35 mil km para visitar 100 cidades em todas as regiões do País. O trabalho deve terminar em setembro, em São Paulo.

O diretor da Expedição, Vanderlei Rigatieri, disse que a expedição já passou pelas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo, Paranavaí, Cascavel e Colombo, que fica na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Curitiba, foram visitados os bairros Seminário, Campo Comprido, Cidade Industrial, Cabral, Rebouças e Prado Velho. Hoje, o grupo estará em São José dos Pinhais.

Segundo ele, o Paraná é o Estado que está mais homogêneo em qualidade de banda larga no País, ou seja, não foi encontrada muita disparidade de uma região para outra e há muitas empresas atuando no território paranaense.

Para Rigatieri, Londrina é a cidade mais competitiva do Brasil em Banda Larga porque conta com players de banda larga, celular e provedores de internet. Os preços também são atrativos já que, com R$ 29,90, é possível contratar serviço de um mega para residência. ''A competição em Londrina chegou em um nível que o assinante está no controle. Se não gostar de uma operadora pode mudar com rapidez'', disse.

Segundo ele, os aspectos negativos verificados no Paraná são que nem todas as operadoras de 3G estão com boa performance. Rigatieri disse também que há espaço para queda de preços para o cosumidor final no Estado.

Outro problema verificado é que as operadoras de telefonia só oferecem banda larga com venda casada, ou seja, junto com a contratação de serviços de telefonia fixa e TV a cabo. A expedição verificou ainda, em Curitiba, instabilidade de conexão à internet em celulares, o que segundo Rigatieri, seria falta de investimento em infraestrutura por parte das empresas.
 
Fonte: Folha de Londrina