Governo desonera teles e impulsiona banda larga

19/02/2013 18:26

Brasília - O Ministério das Comunicações publicou ontem no Diário Oficial decreto que prevê a desoneração de investimentos em infraestrutura e redes de banda larga em todo o País. A proposta permite que as empresas que queiram ampliar o serviço de 3G e 4G sejam isentas do pagamento de Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins ) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

Para isso, precisam apresentar seus projetos para expansão até 30 de junho. As companhias que apresentarem planos que preveem o compartilhamento da infraestrutura com outra empresa do setor terão prioridade na análise do ministério. Os projetos terão até 31 de dezembro de 2016 para finalização e o governo pretende que cada análise leve, em média, 15 dias. Mediante fiscalização, o governo determinará se vai deixar de cobrar os impostos da companhia ou não. O método foi estabelecido desta forma para que, em caso de irregularidades ou obra não concluída a tempo, o governo possa cancelar a desoneração e aplicar a cobrança de tributos. 

Até o fim da próxima semana será publicada também uma portaria que dá mais detalhes sobre as regras que as teles terão de cumprir - como, por exemplo, o uso obrigatório de tecnologia nacional nos aparelhos utilizados na expansão. A quantidade específica ainda não foi definida, e cada tipo de rede pode ter uma exigência além do conteúdo nacional. Segundo estimativas do Ministério das Comunicações, as empresas podem conseguir um abatimento de quase 30% caso tenham seus projetos aprovados pelo modelo estipulado pelo governo, com essa desoneração de impostos.

 

Fonte: Folha de Londrina