Incubadoras de Empresas

26/01/2012 17:12
Uma incubadora de empresas é um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (industriais, de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves), oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. A incubadora também facilita e agiliza o processo de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Em geral, dispõe de um espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente micro e pequenas empresas e oferece uma série de serviços, tais como cursos de capacitação gerencial, assessorias, consultorias, orientação na elaboração de projetos a instituições de fomento, serviços administrativos, acesso a informações etc.

Você encontrará nessa página mais informações sobre as Incubadoras de Empresas.
Sebrae lança edital para apoiar incubadoras de empresas
O Sebrae, em parceria com a Anprotec, acolherá projetos para apoio técnico e financeiro às incubadoras de empresas em operação e mantidas por entidades públicas e privadas de interesse das micro e pequenas empresas. O modelo utilizado na implementação do projeto será o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores e bem sucedidos.

Os projetos devem ser enviados para o e-mail edital.incubadora@sebrae.com.br, bem como pedidos adicionais de informação.

Conheça detalhadamente o edital:

- Edital Cerne
- EDITAL CERNE - RETIFICAÇÃO
- Anexo I - Roteiro para apresentação de projeto - Modalidade Tipo 1
- Anexo II - Roteiro para apresentação de projeto - Modalidade Tipo 2
- Anexo II - Roteiro para apresentação de Projeto Modalidade Tipo 2  - Anprotec
- Anexo III - Cronograma físico da proposta
- Anexo IV - Investimento por parceiro/mês
- Anexo V - Uso e fontes por atividade
- Anexo VI - Plano de Ação
- Anexo VII - Metas quantitativas e qualitativas
- Anexo VIII - Termo de Referência -  Cerne
 
 
 
Como as incubadoras de empresas podem ajudar no seu negócio
Saiba mais sobre incubadoras de empresas, como participar e os benefícios para as micro e pequenas empresas
As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto.
 
 
 
Manual para Implantação de Incubadoras de Empresas
Acesse o Manual para implantação de Incubadoras de Empresas, publicação elaborada no âmbito do Programa Nacional de Apoio a Incubadoras de Empresas, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do MCT e suas agências: CNPq e FINEP, e em parceria com o MICT, Banco do Nordeste, Sebrae, Senai, Anprotec e IEL.

O manual que tem como objetivo divulgar o conceito de incubação de empresas e prover informações preliminares para instituições interessadas na sua implantação.

 

 
 
Incubadoras de empresas - saiba como participar
Entenda o passo a passo para a incubação de um projeto
Para participar basta entrar em contato com a incubadora e apresentar sua proposta. Ela será analisada de acordo com os critérios de seleção definidos pela incubadora.
 
 
 
Dados técnicos das 20 incubadoras de mais destaque no país
A Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresenta dados importantes de 20 incubadoras. Acesse e confira.
De incubada a líder em inspeção de dutos
Fonte: Gente que inova 

Veja como a Pipeway se tornou um exemplo de sucesso de ideia incubada. Hoje, é única empresa especializada em inspeção de dutos de gás e óleo no Hemisfério Sul com tecnologia inteiramente nacional. A ferramenta usada no mercado de petróleo foi desenvolvida na PUC do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras.

Assista ao vídeo pelo site Gente Inova.
 
 
 
Programa de Apoio às Incubadoras e aos Parques Tecnológicos
Saiba mais sobre o programa que busca promover a inovação e a tecnologia no país
Coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e por um Comitê Consultivo representado por instituições de âmbito nacional, como o Sebrae, o programa foi desenvolvido para fomentar o surgimento e a consolidação de Incubadoras de Empresas de base tecnológica, além dos Parques Tecnológicos.
 
 
 
Rede de contatos Sebrae

Para obter mais informações sobre os projetos e programas do Sebrae e saber como participar, basta entrar em contato com o Sebrae de seu estado ou acessar a Rede de Contatos Sebrae em Inovação e Tecnologia.

 

Fonte: SEBRAE