Medidas governamentais ainda não aquecem indústria do PR

08/05/2012 21:00

As medidas anunciadas em meados de abril pelo Governo Federal para estimular a indústria nacional ainda não surtiram efeito para o setor no Paraná. O levantamento divulgado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) aponta que as vendas do primeiro trimeste de 2012 fecharam em queda de 0,65% em relação ao mesmo período do ano passado. E pior, a entidade estima que as vendas este ano crescerão em ritmo mais lento que em 2011 - com os índices oscilando - principalmente no primeiro semestre. 

Os setores que estão puxando a queda são o de alimentos e bebidas - declínio de 6,32% no comparativo - e veículos automotores, com queda de 6,29%. Ambos possuem grande impacto para a indústria paranaense, mas outros setores também ''auxiliaram'' a colocar o índice no vermelho, como o de móveis e indústrias diversas (-22,7%), metalurgia (-19,62%) e indústria têxtil (-10,31%). 

O economista da Fiep, Roberto Zurcher, apontou dois principais fatores para este momento ruim do setor. O primeiro deles é a desaceleração econômica do País, já prevista pelos especialistas desde o final do ano passado, e a segunda, de ordem mais regional, foi a quebra da safra paranaense justificada pela forte estiagem nos estados do Sul, o que causa a redução na renda interna. ''O Brasil passa por um momento de alta da inflação, o que desestimula o setor. Já a quebra da safra foi mais pontual e se não fosse ela estaríamos um pouco acima deste número'', analisou Zurcher. 
 
Fonte: Folha de Londrina