Mercado de seguros deve crescer 10%

20/12/2011 15:06

 

Aproveitando o momento promissor do mercado de seguros no Brasil, a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos inaugurou ontem em Londrina uma filial e um Centro Automotivo de Super Atendimento (Casa). Segundo o presidente da empresa, Thomaz Cabral de Menezes, a indústria de seguros vive um momento muito interessante no País. ''A estabilidade econômica, o aumento de acesso ao crédito e investimentos em infraestrutura geram uma grande oportunidade para o mercado de seguros'', avalia.

Em 2011, o setor movimentou R$ 218 bilhões, incluindo todas as modalidades de seguro e previdência privada complementar, o que equivale a aproximadamente 5% do PIB brasileiro. A previsão é de que o mercado cresça 10% em 2012 e de que dobre nos próximos 10 anos. ''Nenhuma outra indústria e nenhum outro país possuem essa oportunidade'', afirma. O segmento de automóveis cresceu 17% este ano, enquanto o de vida, 29%, o de saúde, 13%, o de previdência, 21% e o odontológico de 30%.

A região Sul representa 8% da carteira da SulAmérica e tem sido alvo de investimentos da empresa. Somente em Londrina, a empresa fecha 2011 com crescimento de 47% e a previsão para 2012 é de incremento de 31%. A nova filial e o Centro de Atendimento representam a contratação de 10 novos funcionários. Para Londrina, serão ofertados todos os produtos da empresa, seguro de automóveis, imóveis, saúde, odontológico, vida e previdência.

''Nosso objetivo é ampliar a participação no mercado e, para isso, o Casa oferece um atendimento diferenciado aos clientes, com conceito que traz tranquilidade'', explica o vice-presidente comercial, Matias Romano de Ávila. No Centro de Atendimento, o veículo passa por uma vistoria prévia e é encaminhado para uma oficina parceira enquanto o cliente sai com o carro reserva e recebe um certificado de qualidade do serviço executado no veículo.

Segundo Ávila, a ampliação do atendimento em Londrina visa o crescimento da rede de saúde e de automóveis, com vistas no crescimento da frota circulante que, até 2010, somava 285 mil veículos segundo o Detran. A filial e o Centro Automotivos são os primeiros construídos com características sustentáveis. As instalações são equipadas com um sistema que captura e redireciona a iluminação solar, distribuindo a luz no ambiente. A técnica permite redução de 15% no consumo de energia elétrica. Há também um equipamento para a captação e reaproveitamento de água da chuva, resultando em economia de água de 10%.
 
Fonte: Folha de Londrina