Não perda o prazo: dez mil empresas podem perder proteção da Junta Comercial

11/01/2012 21:12

Os comércios que perderem o prazo para recadastramento serão considerados inativos

 

Cerca de 10 mil empresas ainda não fizeram o recadastramento da inscrição junto a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) e podem ser consideradas inativas a partir de março deste ano. Se isso acontecer, os contratos serão cancelados e os proprietários perdem a proteção do nome empresarial. As informações são da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão de divulgação do governo estadual.

O estado tem registrado atualmente 1,3 milhão de pessoas jurídicas - ou seja, menos de 1% do total das empresas não atualizaram os dados. Porém, a direção da Junta está preocupada com os prejuízos que podem surgir para essas empresas.

O presidente da Jucepar, Ardison Akel, diz que os empresários e contabilistas devem ficar atentos ao prazo para evitar transtornos. “O objetivo é limpar os registros de nomes de empresas consideradas inativas e torná-los disponíveis no mercado. Alguns são interessantes, populares e de fácil memorização e poderão ser requeridos para um novo empreendimento”, diz.

Segundo ele, a lei federal n.º 8.934/94 determina o cancelamento, após 10 anos de inatividade, dos contratos registrados na Junta Comercial. Entre as 10 mil empresas que podem perder o registro, algumas têm capital registrado com moedas que estão fora de circulação.

Serviço

Os contadores ou proprietários das empresas que ainda não fizeram o recadastramento devem fazer a atualização dos dados até o fim de fevereiro na sede da Junta Comercial, em Curitiba, e nos 45 escritórios da Jucepar espalhados pelo interior do Paraná.

As empresas com dados desatualizados serão comunicadas através de edital que ficará disponível no site www.juntacomercial.pr.gov.br e terão até o final do mês de fevereiro demonstrar a continuidade da atividade, arquivar uma declaração de inatividade ou o pedido de proteção de nome comercial.

Fonte: Jornal de Londrina