PayPal entra no mercado de pagamentos por cartão

16/03/2012 14:11

Novo aparelho ajuda pequenos negócios a aceitar cartões de crédito e débito por meio de telefones celulares

O PayPal, o serviço de pagamentos controlado pela eBay, divulgou um novo aparelho nesta quinta-feira (15) que ajuda pequenos negócios a aceitar cartões de crédito e débito por meio de telefones celulares, adentrando um mercado de crescimento rápido agora liderado pela Square.

O serviço, denominado "PayPal Here", providenciará um leitor de cartões gratuito, com formato triangular, e um aplicativo para celulares.

O aplicativo encaixa no topo de celulares como os iPhones da Apple e, em breve, smartphones Android do Google, permitindo a lojistas receber pagamentos por meio desses aparelhos.

O PayPal cobra uma taxa de 2,7 por cento sobre o preço da compra para todos os tipos de cartão de crédito e débito -incluindo aqueles emitidos pela American Express; taxas de transações com cartões da empresa são muitas vezes mais altas em outros serviços. A Square cobra a taxa de 2,75 por cento.

O PayPal é o processador dominante de pagamentos online, mas a empresa está tentando estender esse domínio ao mundo físico. A empresa oferece um serviço de ponto de vendas que espera que grandes redes de varejo usarão. Agora a empresa persegue os pequenos negócios com seu novo dispositivo.

O volume de todos os tipos de pagamentos móveis superará 200 bilhões de dólares até 2015, crescendo em comparação a 16 bilhões de dólares em 2010, de acordo com a empresa de pesquisa Aite.

O mercado de serviços de pagamentos com cartões para pequenos negócios e comerciantes individuais é atualmente de cerca de 4 bilhões de dólares, mas cresce depressa, de acordo com Oglesby.

Fonte: Jornal de Londrina