Varejo brasileiro é de pequenos e consolidados negócios

26/04/2013 17:11

 

A maioria das empresas do varejo brasileiro possui até nove funcionários, tem um único estabelecimento e declara ter rendimentos abaixo dos R$ 754 mil ao ano. Os dados são de pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o estudo, isso mostra que a maior parte das empresas varejistas no País é formada por empresas de micro e pequeno porte. 

Outros dados apontam que 73% dos negócios estão no mercado há mais de cinco anos. Para o SPC Brasil, isso demonstra que as empresas estão conseguindo se manter firmes mesmo frente a desafios como a alta carga tributária, a concorrência acirrada e a falta de mão de obra qualificada. 

Renato Pianowski, economista e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), observa que o cenário do varejo brasileiro não é mais como há anos atrás. "Antigamente, 50% das empresas faliam em menos de dois anos e 80% não chegavam a dez anos." Na sua opinião, hoje não faltam informações para que os empresários consigam levar seus negócios adiante. "Tem muita gente trabalhando junto, empresas juniores, professores, consultores, porque ninguém quer jogar seu dinheiro no lixo."

 

Fonte: Folha de Londrina